A Praça da Constituição, informalmente conhecida como Zócalo, a praça principal é a Cidade do México. Juntamente com as ruas próximas, ocupa uma superfície quase retangular de por volta de 46 800 m2 (195 m x 240 m). Passou a chamar-Se deste jeito em honra da Constituição de Cádis, promulgada em 1812. Esta é a segunda maior praça do mundo e a primeira entre os países de fala hispânica. O Soquete está achado no coração da área conhecida como Centro Histórico da Cidade do México, na Região Cuauhtémoc. Sua localização foi escolhida pelos conquistadores espanhóis, pra ser definida somente em um lateral, o que antecipadamente era o centro político e religioso de México-Tenochtitlan, a capital dos astecas.
Desde a data pré-colombiano, imediatamente foi sede de fatos interessantes nas imensas etapas da história do México, bem como o recinto de concentração e de manifestações sociais e culturais. Durante 5 séculos de história sofreu transformações em itens e edifícios que o rodeiam e constituem; foram instalados e removidos em várias vezes, jardins, monumentos, circos, mercados, rotas de bondes, fontes e outros ornamentos.
contudo, no século XXI, continua a ser episódio das referidas festividades e manifestações sociais. Em 2010, foi o principal palco dos festejos do bicentenário da autonomia. Ao longo de tua história, a praça prontamente teve outros nomes oficiais, incluindo Plaza de Armas, a Praça Principal, a Plaza Maior e Praça do Palácio. Recebeu o nome atual no decorrer do vice-reinado, em 1813, visto que foi lá onde, pela Nova Espanha, jurou a Constituição Espanhola, promulgada em Salvador no ano passado. A área que hoje ocupa a praça foi desenvolvida dentro do ilhéu original da cidade asteca no México-Tenochtitlan e fez porção de seu Templo Maior, espaços religioso, principalmente em sua parte sul.
- Os Pinheiros
- 1940 – Trator – Alimento para quatrorze famílias
- dois Instalações de Tamanho Médio (ITM)
- 4 títulos
- 5 Cronologia de prefeitos
- Prever o fechamento ou a habilitação de portos, aeroportos e passagens de fronteira
- Que o funcionamento esperado por dividendos seja uma frequente
- Conciliação da vida familiar e de serviço
A primeira traçado da praça principal foi feito por obras Alonso Garcia Bravo, pouco após a Queda de México-Tenochtitlan. No decorrer dos primeiros tempos coloniais, a praça foi cercada ao norte da nova igreja, e o novo palácio de Cortés, construído sobre isso as ruínas do palácio de Montezuma.
No lado oeste da praça, foram fabricados os Portais de Mercadores, ao sul de Cortés, um outro palácio, o Palácio do Marquês do Vale de Oaxaca. No lado sul tornou-se o Portal das Flores. Ao lado deste portal foi disposto o Palácio da câmara Municipal, sede do governo da cidade desde em vista disso.
Ambos estavam por trás da Vala Real da Cidade do México. As inundações a todo o momento foram um defeito pra praça e da cidade em geral. Uma das mais graves foi durante a Inundação de 1629 chegando as águas até dois metros de altura, destruindo diversos dos estabelecimentos comerciais localizados lá e que exigiram ser reconstruídos. Após iniciada a construção da nova catedral, em 1576, a fisionomia da praça mudou. A igreja antiga estava voltada pro oriente, e não a própria Praça.
A nova catedral, concluída pra 1657 e de 3 naves, levantava para o sul a respeito da praça, e que conferem à área uma direção norte-sul, que existe até nossos dias. Em vasto fração do século XVII, a praça se encheu de comerciantes.
porém, isso não impediu que o resto da Praça se preenchesse novamente com postos improvisados como o grupo chamado de o “San José”, localizado ao lado da mesma parian market. Em vinte e sete de setembro de 1821, a divisão de Vicente Filisola saiu de Chapultepec para adicionar-se com o grosso das tropas do Exército Trigarante em Tacuba.
Uma vez terminado o desfile, na Catedral do México, foi consumada uma missa na qual se entoou o Te Deum, depois Iturbide, dirigiu um discurso pra população. Este feito simbólico pela Praça deu-se por terminada a luta de independência.