Pular para o conteúdo

“O Bom Senso É A Excelente Arma Contra O Ciberdelincuente”

  • por
"O Bom Senso É A Excelente Arma Contra O Ciberdelincuente" 1

Os cacos modernos que têm mais facilidade pra se encobrir numa residência sem quebrar nem ao menos uma janela ou forçar a fechadura da porta. Os novos métodos que executam cuidar pra se apropriar do dinheiro alheio, são chamados de phishing scam, vishing, smishing, spoofing… Alguns anglicismos que utilizam cada vez mais criminosos para esvaziar a conta corrente de tuas vítimas, a quilômetros de distância.

O especialista em segurança informática Diego Guerreiro (Lisboa, 1979) revela as técnicas que costumam usar os ciberladrones em Fraude pela Rede. “A Internet dá asas a todos aqueles, amigos do alheio, que vêem na rede uma chance de exercer seus crimes impunemente”, diz o autor em teu livro.

  • A Capital de Mar del Plata
  • Número de linhas: 525
  • Aparece como protagonista de suporte em Marvel vs Capcom: Clash of Super Heroes
  • É o mais robusto de todos, no entanto dessa maneira mesmo é de valor elevado

De modo didática e muito inteligível mostra ao leitor que é descomplicado despencar na armadilha dos ciber-criminosos, contudo, de cada vez, como é simples evitar ser vítima deles. O uso massivo da Internet comportou-se um crescimento de fraudes tecnológicos.

Até que ponto cresceram este tipo de crime? Há 5 ou seis anos, era alguma coisa pontual, quase exótico, pra discursar que tinhas sido vítima de uma fraude pela rede, e neste momento acontece de modo tradicional. Em resultância, as unidades especializadas em ciberdelitos estão aumentando o número de funcionários, já que eles têm crescido muito as denúncias.

O mais preocupante é que os cibercriminosos estão se ocasionando muito sofisticados. Em somente 4 anos imediatamente se passaram de cometer fraudes habituais adaptadas à Internet, a autênticos montagens dignos de um vídeo. Há instituições altamente especializadas que podem cometer crimes muito perfeitos por intermédio de uma vasto infra-infraestrutura.

Na clonagem de cartões de crédito há redes que se dedicam a obtê-las a partir de um computador, um caixa eletrônico ou, ainda, no pagamento de um restaurante. Depois de clonarlas, vendem a informação a algumas pessoas. Estas, por sua vez, coletam dados de centenas de cartões que revendidos a um terceiro, que finalmente as explora.

Outra rede que se dedicava a infectar os computadores com cavalos de tróia, um tipo de vírus apto de aglutinar uma grande quantidade de detalhes bancários do usuário de um micro computador. Então, abriam contas do Paypal associadas a estes dados, com os que faziam compras numa suposta site de venda de produtos eletrônicos de luxo, com sede em um povo com problemas de controle sobre este tipo de fraudes.

Imediatamente, transferían o dinheiro para uma conta de um afetado pelas chamadas falsas ofertas de emprego(SCAM), que fazia de mula. Recebia o dinheiro em troca de uma comissão e, posteriormente, o remetia por meio da Western Union para um estado da Europa do Leste, onde se lhe perdia a cabeça ao dinheiro.

A única pessoa que conseguiu encontrar foi o mulero que, ao efectuar a transferência bancária, cometeu um crime de apropriação indébita ou estelionato. É árduo perseguir um ciberdelincuente? Não, pra nada. O defeito reside no país em que se detecte a origem da fraude, especialmente os que têm regimes fechados, como a China, que não se prestam a auxiliar facilmente.

Marcações: