Idade Antiga geral e limitada espacialmente para a península ibérica. Cronologicamente começa a fim do II e inícios do I milénio a. No decorrer do I milénio a. C. se produziu um vigoroso contato, essencialmente no leste e sul da península ibérica, entre os chamados povos indígenas e os chamados povos colonizadores históricos provenientes do Mediterrâneo oriental: fenícios, gregos e cartagineses.
no fim do século III a. C. se produziu a intervenção romana, no contexto das batalhas púnicas, que deu começo a um profundo modo de romanização. Porventura o termo Tarshish, utilizado nos textos monarcas pra denominar as terras mais ocidentais do Mediterrâneo, fora equivalente ao termo grego Tartessos.
- Unidade Real do Monte e Pachuca
- Mons. Gonzalo Restrepo Restrepo (1996-2004)
- Hidrocarbonatos: Solventes parciais. Causadores de stress
- 48h. Uma reunião para convencer Terry de comparecer ao Swansea
- Independência 1898
- “o governador do estado do México, novas cidades primárias, entregou…”
Κατά μέρος δ’ εατϊ πρώτη πασων άπό της I – σπέρας η Ίβηρία, βύρστ βοεία παραπληαία · των ώς αν τραχηλιαίων μερων υπερπιπτόντων εις την συνεχη Κελτιχή. O primeiro país de todos para oeste é a Iberia. Ela é aproximado a uma pele de boi, cujas partes que correspondem ao pescoço caem pra península ibérica.
Pela zona sudoeste, localidade denominada Tartéside ou Turdetânia, ao redor da foz do rio Guadalquivir, que pela época antiga era uma extensa albufera —o Lacus Ligustinus—, que se construiu ao longo da primeira metade do I milénio a. C. a cultura tartessa. As fontes semitas fazem referência a esta cultura com o nome de Tarshish, como uma área ao extremo do Mediterrâneo ocidental, caracterizada pela sua riqueza metalífera, e que se relaciona com a navegação fenícia.
A expressão do Senhor se dirigiu a Jonas, filho de Amitai, nestes termos: “Cota sem demora mesmo para Nínive, a vasto cidade, e clama contra ela, já que a tua maldade chegou até mim”. Contudo Jonas partiu para escapar para Társis, para remoto da presença do Senhor.
ele Desceu a Jope e encontrou ali um barco que zarpaba pra Társis; pagou a sua passagem e embarcou para ir com eles. Koleo, fletada para o Egito, foi conduzida pelos temporais para a mesma Platéia. Egito, separaram-se da ilha, por mais que soprava o vento subsolano, o qual, como não almejar amainar, os forçou a atravessar pra além das Colunas de Herakles, e obter, por tua sensacional sorte, a Tartesso. Era por isso Tartésios pros gregos um império virgem e recente, que tinham acabado de encontrar. Os habitantes de Foce foram os primeiros gregos que levaram a cabo navegações longínquas; foram eles que constataram o golfo Adriático, mar Tirrénico, Iberia e Tartessos; não navega em barcos redondos, todavia em pentecónteras.
