Pular para o conteúdo

↑ A B Clapham (1972), P

  • por
↑ A B Clapham (1972), P 1

Boêmia, região que pela existência do músico fez quota do Império austro-húngaro. Foi pioneiro no desenvolvimento de um modo musical que ficou intimamente ligado ao nacionalismo checo. Então, se reconhece em teu estado como o pai da música checa.

Internacionalmente é famoso por tua ópera A noiva vendida, e o ciclo de poemas sinfónicos má vlast (‘Meu nação’), que representam a história, lendas e paisagens da terra natal do compositor. Smetana possuía um talento natural pro piano e deu o teu primeiro recital aos seis anos de idade.

  1. Lado 2 da cabeça aos pés
  2. Mensagens: 11.526
  3. 20 Colaboração em artigo a Frente de Libertação Animal
  4. Dobre a metade ligando uma ponta com o seu inverso, em forma de triângulo
  5. Episódio 94: Especial de Natal
  6. Se fosse chefe de alguma coisa, provavelmente não desejaria muito de contratar um homossexual

Depois de ganhar uma educação tradicional pela faculdade, estudou música com Josef Proksch, em Praga. Escreveu tua primeira composição nacionalista no decorrer do levantamento de Praga de 1848, em que foi por pouco tempo. Diante da impossibilidade de começar tua carreira em Praga, dirigiu-se pra Suécia, onde se estabeleceu como professor e diretor de coro em Gotemburgo e começou a escrever obras orquestrais de enorme escala.

Durante este tempo de tua existência, Smetana, casou-se duas vezes e teve 6 filhos, dos quais três morreram ao longo da tua infância. No início da década de 1860, um clima político mais liberal na Boêmia incentivou Smetana para voltar permanentemente pra Praga. Entregou-Se à vida musical da cidade, principalmente como defensor do novo gênero de ópera checa.

Em 1866, tuas duas primeiras óperas, Os brandenburgueses pela Boêmia e A noiva vendida, foram lançadas no novo Teatro Provisório de Praga, atingindo esta última vasto popularidade. Nesse mesmo ano, Smetana, chegou a ser o diretor principal do teatro, porém os anos de sua direção foram marcados pela controvérsia.

As facções encarregadas da criação musical da cidade consideravam que a sua identificação com as ideias progressistas de Franz Liszt e Richard Wagner eram hostis ao desenvolvimento de um estilo de ópera checa distintivo. Bedřich Smetana, nasceu em 2 de março de 1824, em Litomyšl, a leste de Praga, perto da antiga divisa entre a Boémia e a Morávia, em vista disso províncias do Império Habsburgo.

Foi o terceiro filho e único homem Famoso Smetana e tua terceira esposa Barbora Lynková. Famoso era o pai de oito filhos de dois casamentos anteriores, somente cinco filhas sobreviveram à infância, e com Barbora teve dez filhos, dos quais sete atingiram a idade adulta. Agora, ante o domínio dos Habsburgos, o alemão era a língua oficial da Boêmia. Reconhecidos sabia conversar checo, porém para os negócios e eventos sociais improvavelmente o usava e seus filhos nunca o aprenderam até atingir idades mais avançadas.

A família de Smetana vinho de Hradec Králové, uma região da Boêmia. Reconhecidos, inicialmente, tinha aprendido o ofício de cervejeiro e haviam adquirido uma riqueza moderada ao longo das Guerras Napoleónicas, mediante o fornecimento de roupas e provisões pro exército francês. Posteriormente, organizou algumas cervejarias antes de se modificar para Litomyšl, em 1823, como fabricante de cerveja do conde Waldstein, cujo castelo renascentista entende a cidade.

O pai de Smetana, apesar de carecer de educação alguma, tinha um dom natural para a música e foi um violinista competente, que tocou em um quarteto de cordas. Bedřich se introduziu no mundo da música por causa teu pai e, em outubro de 1830, com a idade de seis anos, deu a sua primeira actuação em público. Em um show feito pela Academia de Filosofia Litomyšl interpretou um arranjo pra piano da abertura de A Muda de Portici de Auber, tendo uma recepção entusiástica.

Marcações: