Pular para o conteúdo

װאָט קען יו מאַך?

  • por
װאָט קען יו מאַך? 1

O klezmer (do yiddish קלעזמער, do hebraico כליזמר, pl. Europa do Leste. Desenvolveu-Se muito rapidamente em comunidades judaicas existentes antes das duas lutas mundiais. 1. Instrumentos musicais com os que se interpretava esta música; a etimologia nos faz fantasiar que os instrumentos substituíram progressivamente pras vozes.

Para Giora Feidman, klezmer significa que os instrumentos são, fundamentalmente, os alto-falantes a voz interior que canta na alma de todos. 1. Os músicos mesmos, que hoje são chamados klezmorim. Dos séculos XVI ao XVIII palavras mais antigas como lets (palhaço,cantor) cederam o passo.

Em um manuscrito do século XVI, descoberto no genizah da sinagoga Ben Ezra, no Cairo, e mantido no The Trinity College of Cambridge, o termo klezmer, qualificar-se na primeira vez o músico ao invés de instrumento. Desde dessa forma, essa classificação existe em diversas canções em iídiche, antigas e recentes.

Mas o preconceito klezmer ‘klezmerloshn’, um músico preferiria chamar a si mesmo de ‘labushnik’ ou, numa espécie de inversão de sílabas: ‘balshnik’. Oposto ao ‘muzikant’, o klezmer, era um músico que não lia notação e que tocava música usual de ouvido. O termo klezmer era preferível para um músico judeu em contraste com a denominação “muzikant”, do qual desistían como reação (eram 2 conceitos mutuamente excludentes). A palavra klezmer para apontar intérprete, abriu-se passo na Alemanha, só até o século XVIII, com a chegada de músicos judeus da Boêmia e da Polónia. Esta discernimento permaneceu até fins do século XIX, no momento em que foram admitidos judeus nos conservatórios de Rússia e o Império Austro-Húngaro. 1. O gênero musical. Walter Zev Feldman e Joachim Stutchevski.

No começo, as gravações e escritos do século XX, referiam-se frequentemente ao tipo, como “Música Yiddish”, a despeito de muitas vezes chamada de ” música Freilekh (lit.música animado). A primeira gravação em usar o termo klezmer pra conferir-se à música, foi a influente obra Jewish Klezmer Music de Andy Statman e Zev Feldman.

Embora comparada com outros estilos folclóricos europeus, muito insuficiente é o que se conhece sobre a história da música klezmer, e boa fatia do que se diz necessita de ser tomado como uma presunção. A história do klezmer está intrinsecamente ligada ao destino do povo judeu de lado a lado dos séculos: a diáspora, as expulsões, as migrações, as perseguições, os judeus, os gregos, eram fração da existência cotidiana das comunidades judaicas. Os salmos compostos pelo rei Davi, são quem sabe uma das primeiras peças estruturadas de música, onde as mudanças de modo, tempo e execução se apresentam definitivamente. Os salmos são hinos que louvam ao criador.

Como as músicas modernas, os salmos refletem os dados que ocorriam pela existência diária a nível pessoal e social. Os salmos são o núcleo do ritual litúrgico judaico e eram cantados pelos levitas no templo de Jerusalém, os salmos constituem uma clara conexão entre a música instrumental e a liturgia. Infelizmente, não se compreende como soava a música, porque não existia notação musical escrita nesses tempos.

  • Guatemala: Janeiro de 2016
  • dezoito Debates Abertos sobre o Wikiportal de Direito
  • Bolo de Abóbora
  • Por alusões
  • Por que essa obsessão pelas grutas
  • 2 Em artes plásticas 4.2.Um Pintura
  • Diego Belarde luiz carlos (1919)

Após a destruição do Segundo Templo, nem sequer uma única nota dessas melodias sobreviveu. O mais próximo da notação musical pela tradição judaica são os טעמי המקרא (ta’amey hamikra’) ou acentos de leitura, que são indicadores da cadência ritual das leituras do antigo testamento nos serviços da sinagoga.

A cadência é dada de acordo com as notações, sinais ou marcas especiais impressos no texto massorético para complementar as letras e os pontos de vocalização, alguns destes eram usados bem como em alguns manuscritos medievais da Mishná. Um propósito primordial dos sinais de acento é guiar a inflexão dos textos sagrados durante o serviço de adoração público. Os sinais de acentuação indicam 3 tipos de acentuação. A primeira é a acentuação tônica, aponta a sílaba específica onde cai a ênfase pela pronúncia de uma frase.

a segunda é A acentuação sintática, divide as frases ou versos em unidades de significado menores. A destruição do Segundo Templo de Jerusalém, e marca o começo de um período de luto coletivo, onde o desfrute da música instrumental ficou interditado. Daí em diante, a sinagoga, a música instrumental foi substituída pelo canto do jazán. Desde o luto que se lhe seguiu, a restrição de música instrumental impediu o florescimento musical. Entretanto, a música destinava-se a ver eventos alegres seculares, no entanto também celebrações religiosas alegres (simkhes) como casamentos, cerimônias de circuncisão ou inaugurações de sinagogas e novos rolos de Torá. A importância de incentivar os casamentos não diminuiu, e os músicos que vieram a completar este nicho, foram os klezmorim.

Marcações: